Skip links

criptografia e sua importância para a segurança

O que é criptografia?

Você sabe o que é criptografia?

Nesse post vamos discutir questões fundamentais sobre criptografia, mostrando um pouco da sua história, funcionamento e importância nos dias atuais.

A criptografia é uma ciência ou arte, proveniente da matemática, que compõe um conjunto de técnicas e princípios que visam transformar (codificar) informações. A ideia por trás da criptografia é garantir a privacidade e confidencialidade de um conjunto de dados.

Quando dizemos que uma mensagem é criptografada, significa que aquele conteúdo teve sua forma original transformada. O objetivo é garantir que uma pessoa não autorizada tenha acesso àquela informação, garantindo assim privacidade e confidencialidade.

Essa codificação é feita com base em uma lógica (algoritmo).  Mas, você acha que essa história de criptografia é algo apenas dos dias de hoje?

Como surgiu a criptografia?

Engana-se quem pensa que criptografia é algo muito recente. O primeiro uso documentado de uma criptografia foi no Egito antigo, em 1.900 a.c., quando um escriba redigiu um texto utilizando uma notação conhecida como hieróglifos.

Em um exemplo um pouco mais recente, durante a II Guerra Mundial, o exército de Hitler utilizava a criptografia para ‘encriptar’ / codificar as mensagens trocadas entre as lideranças e as tropas. Esse fenômeno fica bastante evidente no filme o Jogo da Imitação *

♦ Alan Turing, foi um criptoanalista  e é considerado por muitos como o pai da Ciência da Computação. Proporcionou imensa contribuição para a concepção do computador moderno e sempre se preocupou com os problemas que a computação poderia solucionar, não se limitando ao mundo teórico.

Criptografia, chaves e o funcionamento na prática

Criptografar uma mensagem é como colocar uma carta dentro de um baú e, em seguida, trancá-lo com um cadeado. Terá acesso àquela carta a pessoa que tiver a chave do cadeado e consequentemente conseguir abrir o baú.

Dizemos que o processo de codificação (encryption)  ocorre quando o emissor embaralha o conteúdo da mensagem, fazendo com que aquela informação possa ser decifrada pelo destinatário (decryption).

Criptografia - Hello World!
Criptografando uma mensagem. Fonte – Wikipedia

Existem basicamente 2 tipos de chaves criptográficas: simétricas (ou chave única) e as assimétricas (par de chaves pública e privada). A implementação de cada uma das chaves depende muito da necessidade mas para os sistemas atuais utilizamos as assimétricas.

As chaves assimétricas são as únicas que garantem segurança total, privacidade e confidencialidade na entrega de mensagens. Como exemplo, as moedas digitais (leia, bitcoin e as criptomoedas), utilizam um par de chaves público e privada para garantir a segurança da rede.

Proteção do seu site e sistemas web

A criptografia está presente em mais lugares do que você imagina. Um exemplo é o protocolo de comunicação HTTPS, utilizado por nós todos os dias para navegar pela internet. Quando entramos em um site de compras (e-commerce), por exemplo, os navegadores geralmente notificam se o site é seguro ou não, isto é, se existe um certificado digital instalado no servidor.

Certificado digital - Criptografia | Site Seguro
Certificado digital – Criptografia | Site Seguro

O certificado digital garante que as nossas informações digitadas no momento da compra não sejam identificadas por um terceiro durante a transmissão (problema do homem do meio). Apenas o destinatário (o servidor do website) poderá compreender o conteúdo do que enviamos. Pense no número do seu cartão de crédito passeando por aí, pela internet… Nada seguro se não existisse a criptografia para nos ajudar!

Conclusão

A criptografia é essencial em qualquer sistema atual. Pela própria concepção da internet, sua arquitetura e conjunto de protocolos, não conseguimos saber onde exatamente nossos dados estão trafegando. As informações navegam por inúmeros roteadores, provedores, computadores etc. Esforços têm sido feitos para que os sites e sistemas fiquem mais protegidos ao longo do tempo. O Google já considera um site com HTTPS mais relevante, dentro dos critérios de classificação do seu algoritmo de rankeamento (Google Page Rank).

Provavelmente você é um usuário do WhatsApp Messenger, percebeu que eles também codificam o conteúdo das mensagens (aparece escrito na tela de chat). Ou seja, todos estão usando, se você possui um site, sistema ou usa um leitor de e-mails que não suporte criptografia pode estar correndo  sérios riscos.

Seu site protegido com certificado SSL?? Cuidado, além do risco das informações que estão trafegando o site pode ser penalizado, impactando diretamente na sua estratégia de SEO!


Acreditamos que conhecimento é poder. Respiramos tecnologia, inovação e compartilhamos conteúdo para que nossos leitores e clientes estejam sempre bem informados. Esperamos que esse texto contribua no seu processo de compreensão da profunda transformação digital que estamos vivendo.

Até o próximo texto 😉

Marcello Fornari

Return to top of page
1
Fale conosco via WhatsApp!
Powered by