Skip links

o que é blockchain e como funciona na prática bitcoin

O que é blockchain? A tecnologia por trás das criptomoedas

O que é blockchain?

Muitas pessoas confudem blockchain com bitcoin ou criptomoeda . Realmente, as coisas estão conectadas, mas blockchain é uma tecnologia que funciona suportando a operação do bitcoin.  Além disso, existem algumas implementações diferentes de ‘blockchains’, assim como existem implementações diferentes de moedas digitais (criptomoedas).

Blockchain 

A Blockchain (corrente de blocos)  é uma tecnologia que fornece uma estrutura distribuída, de forma que blocos encadeados (sequenciais) armazenem algum tipo de informação. Essa tecnologia tem como pilar fundamental a descentralização em prol da segurança. Em um sistema web distribuído como esse, não há problema caso um nó deixe a rede. Cada nó presente na rede contém a informação exata de todos os dados que estão armazenados na rede. O mesmo acontece quando um novo nó entra na rede, os nós iniciais criarão cópias para o novo elemento.

A blockchain funciona como se fosse um grande ‘livro-razão’, uma analogia a contabilidade, local onde são guardados os registros contábeis. Dentro do sistema, estão registradas todas as transações que ocorrem na rede: origem e destino (chaves públicas), quantidade, data e hora.  Além disso, esses registros são públicos e estão disponíveis para qualquer pessoa da rede, o que garante segurança e confiança para a comunicação entre as partes relacionadas.

Sua estrutura cresce dinamicamente e não existe limite do número de blocos a serem criados. Podemos dizer que a blockchain é um grande banco de dados distribuído, sendo constituído por blocos e transações. A medida que vão sendo registradas as transações, novos blocos vão sendo criados e adicionados a ela. O novo bloco criado possui uma referência (‘link’) para o bloco anterior, dessa forma é possível ‘percorrer’ a blockchain e recuperar qualquer informação previamente registrada.

Solução para todos os problemas? 

A primeira implementação da Blockchain ocorreu dentro da primeira versão do Bitcoin. Evoluímos bastante após esse feito mas ocorre que foi criada muita expectativa e pouco, de fato, aconteceu. É claro que a blockchain, como explicamos anteriormente, é a base para o funcionamento do Bitcoin. Isso é bastante revolucionário, no entanto, ainda estamos vivendo um momento de supervalorização da tecnologia (início 2018).

A própria Forester e outros especialistas apontam para tal fato: Blockchain deve ser estudada, não adianta reescrever todos os sistemas que existem atualmente para utilizar essa tecnologia nova. Devemos avaliar  o que faz sentido.

A ideia de utilizar a blockchain e tantas outras tecnologias emergentes é para solucionar problemas que não podem ser resolvidos com as soluções atualmente existentes. O blockchain pode ajudar caso uma conjuntura de fatores estejam associados ao problema que as pessoas/empresas precisam solucionar.  Portanto não existe milagre, é algo realmente muito interessante como tecnologia e deve ser estudado a fundo. Certamente terá muita utilidade para problemas que estão por vir.

Caso o seu negócio precise de uma base de dados distribuída, haja necessidade de segurança nessas transações, alto índice de confidencialidade, baixa existência ou inexistência de intermediários… talvez a blockchain ajude a solucionar o problema ou seja parte da solução.

Fechando…

Nesse post você aprendeu o que é a blockchain, de fato. É um conceito importante pois esse assunto será cada vez mais discutido, dentro e fora dos ambientes de tecnologia. Existem experimentos utilizando a tecnologia em diversos setores, como: financeiro, medicina, direito, agronegócio etc.

Um ponto que não abordamos nesse post mas que iremos discutir em breve é a questão do consumo de energia. É um aspecto central dentro das discussões que envolvem a blockchain e as barreiras que essa tecnologia enfrenta e terá de superar para ser algo utilizado em maior quantidade de sistemas.

Aqui na masti. acreditamos que o conhecimento é a maior fonte de poder que podemos ter em nossas mãos. Queremos nossos leitores e clientes cada vez mais bem informados, por isso investimos no compartilhamento desses conteúdos. Esperamos que com esse texto você fique cada vez mais curioso(a) para compreender a profunda transformação digital que estamos vivendo.

Conte sempre conosco para desenvolver o seu projeto.

Return to top of page
1
Fale conosco via WhatsApp!
Powered by